sexta-feira, 13 de junho de 2025

EM BUSCA DO CONHECIMENTO

 

EM BUSCA DO CONHECIMENTO

                                                                                                             LUIZA PERCEVALLIS PEREIRA

Para a realização da tarefa do Grupo de Estudos LEPED recuperei meus arquivos e escritos sobre as reuniões de formação nas quais participei, porque revê-los é o ponto de partida para a minha análise sobre:  Como as reuniões e as reflexões feitas nesse grupo de estudos habitam e alimentam as minhas reflexões e ações pessoais”.

Navegando pelas pastas do meu computador encontrei a denominada “Grupo de Estudos Mantoan”. Dentre os itens ali arquivados detive-me nos textos em que a “Diferença”, sob a concepção de Deleuze, foi objeto de reflexão e estudo do grupo, com a participação especial da professora Mantoan.  Para meus desafios atuais, a reflexão sobre a inclusão educacional de pessoas com deficiência tem sido relevante, porque o respeito às diferenças desses estudantes é a diretriz que norteia minhas reflexões e o meu trabalho atual. Entretanto, mesmo que pareça óbvio considerar que cada ser humano é único e singular, na educação escolar, a busca pela homogeneidade no tempo passado, tanto na organização da escola como nas atividades pedagógicas, foi prestigiada e enfatizada. Romper com essa tradição cultural e com seus valores tem sido um trabalho árduo, cansativo até, mas necessário.

Buscando também as anotações sobre as reuniões nos meus cadernos percebi assuntos recorrentes, trazidos no grupo de estudos que, ampliam meu campo de interesse, devido à cooperação ativa dos participantes nas tarefas e reflexões do grupo, pois nesses momentos eles também colocam suas experiências de trabalho na educação. Essa participação coletiva, somada à reflexão de textos esclarecedores sobre os objetivos e rumos da educação na atualidade, fortalecidos com os questionamentos que surgem nos encontros do LEPED me possibilitam pensar sobre as políticas públicas em exercício, aplicadas pelos gestores educacionais nas escolas das redes de ensino e, também, sobre a intensidade dos seus efeitos na prática docente.

Mas, nem tudo são flores! Algumas vezes, ao término do encontro fecho o computador, me distancio do celular, deixo no escuro meu quarto de estudos e me pergunto: Por que continuar a pensar sobre a educação depois de tanto trabalho nas escolas públicas? Por que esse interesse infindo?

Os livros me respondem. Eles estão por toda a casa,  arrumados em estantes ou empilhados próximos ao computador. Eles me acompanham até nos aniversários dos netos, embrulhados como presentes e em nossas conversas, porque eles fazem parte do grupo de leitura da escola.

Lendo o livro “Elogio do estudo”, percebi que tenho características e hábitos próprios de uma vida estudiosa.

Meu ânimo estudioso também se recupera com os convidados especiais que  participam dos encontros de formação. Dentre eles destaco a professora Ana Maria Faccioli Camargo da disciplina “Prática de Ensino”, da UNICAMP, porque ela enfatizou a importância do poder da sala de aula e do professor, com sua diferença. Temas que me sensibilizam.

Acredito que nas salas de aula por onde estudei convivi com muitos professores que se viam como diferentes e agiam como tal. Eles se destacavam dos demais ao falarem sobre o mundo e sobre mim, ao me aproximar do conhecimento. A intimidade diária, intensificada durante anos com esses professores provocou meu desejo de fazer parte do mundo, atuando próxima a eles, na educação. “Uma virada de chave na minha vida”!

Enfim, o estudo assim dirigido e orientado no grupo de formação do LEPED tem ampliado meu tempo e espaços destinados aos estudos, refletindo sobre o conhecimento de mim mesma, do outro e da nossa relação com o conhecimento.

 

Referência Bibliográfica:

Elogio do estudo [livro eletrônico] / organização Fernando Bárcena, Maximiliano Valerio López, Jorge Larrosa; tradução Carlos Maroto Guerola. -- 1. ed. -- Belo Horizonte, MG : Autêntica, 2023. -- (Educação : Experiência e Sentido)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AS ESPERIÊNCIAS DE ESTUDO EM TRÊS DIMENSÕES - Luiza Percevallis Pereira

  AS EXPERIÊNCIAS DE ESTUDO EM TRÊS DIMENSÕES                                                                                           Lu...